Skip to main content

Simplesmente Justa

Conhecemos a Carla este Junho, tinha chegado até nós vinda do Porto. E, com ela, trazia a sua fofa Justiniana, a nossa associada mais nova 🙂

Partilhamos convosco não só o testemunho da pequena Maria Justiniana como também o testemunho dos seus pais a quem agradecemos a generosidade que decerto fará sentir outros pais menos sozinhos:

 

“A Maria Justiniana, Justa para alguns dos amigos, proporcionou uma gravidez tranquila, nascendo às 40 semanas, em 2018, no Hospital de Leiria, de parto normal.Maria Justiniana

Foi com grande surpresa para os pais que, no dia em que gritou ao mundo a sua vinda, foi detetada “alguma anomalia não muito comum”, não observada na gravidez, pois a almofadinha (bochecha) esquerda apresentava um inchaço.

Foram detetados também quistos em duas ecografias realizadas nos primeiros dias de vida ainda no Hospital onde nasceu.

A Maria foi encaminhada para o Hospital Pediátrico de Coimbra, onde foi observada 15 dias depois. Diagnosticaram-lhe um Linfangioma.

Antes de um ano de idade, foi feita uma primeira sessão de escleroterapia, com o objetivo de reduzir o inchaço na “almofadinha”. A mesma durou 5 minutos a ser efetuada.

Devido às inúmeras incertezas transmitidas pelo corpo médico “por não ser uma coisa vulgar” e pelas dúvidas que continuavam a assolar os pais, houve necessidade de nós, enquanto pais, recorrermos a uma associação a fim de questionar se haveria mais crianças com esta “coisa estranha”. Foi-nos dito que havia 5 pais que tinham entrado em contato com a mesma e que questionaram se poderiam facultar o nosso contato aos mesmos. Respondemos prontamente que sim.

Apenas uma das mães entrou em contato e foi a mesma que permitiu o ponto de viragem.

A mesma, com o filho atualmente com 15 anos, disse que teria, após correr o mundo com o seu filho à procura de cura, começado a ter acompanhamento no Hospital de São João e notou uma evolução incrível, aconselhando-nos a ir lá.

Em 3 meses conseguimos uma marcação e em outubro de 2020 fomos à primeira consulta.

Pedimos logo transferência para lá, pois a Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Anomalias Vasculares, Dr.ª Maria do Bom Sucesso, esclareceu-nos assuntos que em ano e meio nunca nem ninguém nos tinha explicado.

Afinal não era um Linfangioma, mas sim uma Malformação Linfática.

Até ao momento foram realizadas cinco sessões de escleroterapia com o Dr. António Madureira, em que, cada sessão teve a duração de cerca de uma hora e meia (ao invés dos 5 minutos da 1.ª realizada).

Com melhorias significativas, a fantástica equipa decidiu prosseguir com novo tratamento, via oral. O mesmo foi iniciado recentemente.

Mais uma etapa, mais uma luta, mais uma adaptação, mais… É sempre mais! Mais em tudo! Mais em coragem, mais em amor, mais em força para enfrentar desafios, …

O que supera é o seu sorriso, a vivacidade, e a Justa que ainda continua a manter-se com todas as etapas que a vão assaltando.

Situações houve em que muitos nos perguntaram (e ainda perguntam): “Ihhhh, para o Porto?? Tão longe!!!”, ao que respondemos: por ela, até ao fim do Mundo se for preciso! Independentemente das barreiras que se atravessem à frente!

Porque a JUSTA é que é, sem dúvida, e será sempre, o nosso MAIS! E por ela, MAIS!!!”

Texto de:
Carla & Sérgio
(pais da Justa)

MATERIAL DE APOIO: