Skip to main content

Linfedema

Linfedema Secundário

Segundo a organização mundial de saúde estima-se  que mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, sofram de Linfedema. No entanto, também porque o sistema linfático não é estudado com a mesma profundidade, como por exemplo, o sistema circulatório, esta doença é ainda  pouco conhecida e a evidência cientifica  necessita de ser reforçada no que diz respeito a tratamentos.

O Linfedema não escolhe idade nem sexo e pode manifestar-se em qualquer parte do corpo. Esta doença é crónica, progressiva, incapacitante e ainda sem cura.

O quadro clinico resulta de uma falha do sistema linfático e torna-se visível  porque a circulação da linfa não acontece, ou faz-se de uma forma deficitária

O Linfedema pode ser classificado como  Primário ou Secundário.

O Linfedema primário é considerado uma doença rara e cada vez mais a sua causa está ligado a alterações genéticas.

LINFEDEMA SECUNDÁRIO

O Linfedema Secundário, pode acontecer, por exemplo, pós cancro, mas de uma forma genérica podemos referir que este pode acontecer quando o sistema linfático têm fatores externos que o incapacitam de fazer a sua função.

O cuidado com o Linfedema tem de ser diário e constante e consiste no cuidado com a pele, na drenagem linfática manual por profissionais de saúde, na colocação de ligaduras multicamadas, no uso de dispositivos de compressão e tem de ser acompanhado com exercício fisco e alimentação saudável.   Cada caso é um caso por isso tenha orientação do seu médico e siga as recomendações dos profissionais de saúde. Tendo sempre presente que cada doente é um elemento fundamental na equipa multidisciplinar que necessita para controlar o seu Linfedema

Porque o Linfedema pós cancro afeta 15% dos sobreviventes de cancro  são afetados pelo linfedema. Segundo o American Cancer Institute (ACI) a andLINFA juntou-se a outras quatro Associações criando o Movimento Pés ao Caminho

Porque estarmos uns com os outros é importante, criámos também um Grupo Fechado  de partilha do FaceBook. No Grupo Linfedema em Português  Doentes que vivam em  de Portugal, todas as partilha ali feitas não dispensam o aconselhamento dos profissionais de saúde antes de se executar qualquer dos procedimento.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.