Skip to main content

Francisca, 11 anos, linfedema primário

A mãe da Francisca, uma criança de 11 anos, escreveu-nos para partilhar a sua história e as suas lutas.
A Francisca é madeirense e é uma criança como todas as outras só que tem diagnosticado um linfedema no membro inferior esquerdo. A mãe refere que tudo começou a ser visível após uma brincadeira na escola, o inchaço começou no tornozelo e as várias idas aos médicos não tornaram conclusivas as causas e… a pernita começou a inchar.
Como qualquer mãe a sua luta prosseguiu na busca de uma reposta mais concreta que só encontrou em Lisboa, ao consultar um especialista.
A drenagem linfática é o caminho mas na Madeira o resultado da sua aplicação, três vezes por semana, não foi visível. Assim, por indicação médica, a Francisca ruma à Clinica Földi e, lá, fez um tratamento intensivo durante cinco semanas onde, em dezembro de 2013, obteve resultados muito visíveis e animadores.
A luta agora vai ser manter os resultados obtidos na Floresta Negra… e também não deixar de usar as meias de compressão…

Aproveito (aproveitamos) aqui para deixar o meu agradecimento à Francisca e à sua mãe por partilharem a sua história, que é importante para cada um de nós

 

texto de Manuela Lourenço Marques

MATERIAL DE APOIO: