aconteceu em Madrid a 1ª Jornada da FEDEAL
2024-03-04
A andLINFA, na pessoa da sua presidente, esteve em Madrid para assistir à 1ª Jornada nacional de Linfedema, do nosso país vizinho.
Um dia repleto de reflexões sobre uma temática que preocupa e desperta o maior interesse nas Associações de Doentes Espanholas que estão congregadas na sua Federação (FEDEAL).
Há problemas que são comuns ao nosso país e outros há que estão já numa fase posterior. A título de exemplo referimos que os nossos vizinhos procuram uma comparticipação do Estado, idêntica, no que diz respeito aos vestuário de compressão, dado que não há uma desigualdade nas 17 comunidades autônomas. Por outro lado, foi interessante apercebermo-nos que outros materiais de compressão, dispositivos e ligaduras especificas, já estão codificados nas tabelas oficiais, sendo portanto possível um retorno financeiro por parte dos doentes.
É difícil destacar uma ou outra apresentação, dado que foram feitas explanações sobre diferente e importantes temáticas. Três testemunhos de doentes, feitos na primeira pessoa, levaram a plateia identificar-se com muitos pontos que também a eles eram comuns.
Uma chamada de atenção especial foi feita, em forma de Manifesto, para toda a necessidade de resposta que são sentidas pelos doentes de linfedema em Espanha e , acrescentamos nós, que são maioritariamente as mesmas em todo o mundo.