Skip to main content

Ministro da Saúde convida Associações de Doentes

A convite do Senhor Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, estivemos, no passado sábado, no anfiteatro do Hospital Pediátrico de Coimbra para, em conjunto com outras Associações de Doentes, expressarmos as nossas preocupações.

Numa reunião que durou 5 horas o Senhor Ministro da Saúde deu oportunidade a todas as Associações de Doentes para expressarem as sua preocupações.

A andLINFA referenciou três, das muitas procurações dos doentes que representa: A revisão da Tabela de Incapacidades, que no caso dos doentes com linfedema e outras doenças vasculares está completamente desajustada; a revisão da Tabela de Ajudas Técnicas, onde está inserido o vestuários de compressão, e onde, para além de desatualizada, falta outros  dispositivos que nos são fundamentais. Por último, foi ainda referenciado a necessidade de uma resposta multidisciplinar no SNS para os doentes com linfedema, não só secundário como primário, bem como para os doentes com lipedema, dado que consideramos injustificado o recurso a soluções além fronteiras e incomportável, para a maioria das bolsas, as opções que são oferecidas em Portugal a nível privado.

Foi com agrado que nos apercebemos que a Secretaria de Estado já está a Trabalhar na revisão da Tabela de Incapacidades e que é preocupação do Senhor Ministro a revisão da Tabela de Ajudas Técnicas. A disponibilidade da andLINFA para colaborar nestes trabalhos foi por nós sublinhada. A revisão da Tabela de Incapacidades está a cargo da Secretaria de Estado da Promoção da Saúde, sendo que a  Senhora Secretária de Estado, Margarida Tavares, também presente nesta reunião, comprometeu-se a enviar-nos o documento para análise, antes de o submeter à aprovação.

Nesta reunião, que aconteceu no âmbito dos 44 anos do Serviço Nacional de Saúde , também estiveram presentes, para além dos  representes do Ministério aqui já mencionados, o Senhor Secretário da Saúde, Ricardo Mestre e o Senhor Diretor Executivo do SNS, Fernando Araújo.

 

MATERIAL DE APOIO: