Skip to main content

Validade e fiabilidade da versão portuguesa do Lymphoedema Quality of Life (LYMQOL) Leg

Na revista da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Vascular  podemos ler o artigo original

  • Sara Vaz (Serviço de Medicina Física e Reabilitação, Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Elvas, Portugal);
  • Nuno Duarte (Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, Lisboa, Portugal)
  • Rui S. Gonçalves (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)Submitted: January 11, 2022; Reviewed: March 10, 2022;Accepted: April 15, 2022
    Presented at: XI Congresso Nacional de Fisioterapeutas 2021 em formato i-poster. 5 e 6 de Novembro de 2021

“Resumo:

INTRODUÇÃO: Os edemas crónicos dos membros inferiores são condições incuráveis, debilitantes e progressivas que causam problemas físicos, psicológicos e sociais durante a vida, com impacto muito negativo na qualidade de vida (QdV). O LYMQOL Leg é um instrumento de medida para avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde (QdVrs) específico para indivíduos com esta patologia. O objetivo do estudo foi contribuir para a validação da versão portuguesa do instrumento de medição LYMQOL Leg no que diz respeito ao teste das propriedades psicométricas: fiabilidade (coerência interna, reprodutibilidade e erro de medição), validade (validade de construção) e efeitos chão/teto.

MÉTODOS: A versão portuguesa do LYMQOL Leg e a versão portuguesa do instrumento SF-36v2, foram aplicados a 75 participantes, com edema crónico do membro inferior. Foi também aplicado um questionário sobre as características sociodemográficas e clínicas dos participantes.

RESULTADOS: A coerência interna foi considerada aceitável com o coeficiente de alfa de Cronbach a variar entre 0.83 e 0.90. O coeficiente de correlação intra-classe (CCI) variou entre 0.80 e 0.94 para os domínios do LYMQOL

Perna. O valor do erro padrão da medição (EPM) teve uma variação entre 0.18-0.22 para os domínios do LYMQOL

Perna, exceto no domínio qualidade de vida global que apresentou um valor de 0.74. Ao nível da mínima mudança detetável individual (MMDind), os valores variaram entre 0.49-0.83, exceto no domínio qualidade de vida global, que apresentou um valor de 2.05. No que diz respeito à mínima mudança detetável grupo (MMDgrupo), os valores variaram entre 0.07-0.11, exceto no domínio qualidade de vida global que foi de 0.28. O erro da medição foi considerado como aceitável. A validade de construção foi suportada pela confirmação das cinco hipóteses pré-definidas, baseadas em correlações esperadas entre os domínios do LYMQOL Perna e as dimensões da SF36v2. Os efeitos chão/teto não estiveram presentes.

CONCLUSÃO: A versão portuguesa do instrumento LYMQOL Leg possui características psicométricas adequadas,no que diz respeito à fiabilidade, validade e efeitos chão/teto.
Keywords: Perna; edema crónico; qualidade de vida; lymphoedema quality of life;”

Presented at: XI Congresso Nacional de Fisioterapeutas 2021 em formato i-poster. 5 e 6 de Novembro de 2021